Num dos seus fados, António Mourão cantava “Oh tempo, volta para trás.” A verdade é que era um pedido sem resposta possível. O tempo que já passou, não volta mais! Jamais o voltaremos a ter!
Lembro estas palavras dum cântico: "As horas passam depressa nunca jamais as terás".E ainda, diz o salmista:"Acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. A nossa vida passa rapidamente, e nós voamos." (Salmo 90:9,10).
Se vivermos focados no passado, seja na tristeza dos momentos desagradáveis seja na nostalgia das vitórias e alegrias vividas, ser-nos-ão roubadas, muitas vezes, a energia e a visão daquilo que Deus quer que façamos hoje. Dizia o sábio Salomão: “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.” (Eclesiastes7:10)
2- HOJE
Este é o nosso dia! Vivamo-lo com:
Alegria - "Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" (Salmo 118:24).
Sentido de urgência - "... a noite vem , quando ninguém pode trabalhar". (João 9:4)
Desejo de ouvir a Deus - "Se HOJE ouvirdes a Sua voz não endureçais os vossos corações..." (Salmo 95:7,8). "Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes HOJE a Sua voz não endureçais os vossos corações..."(Hebreus 3:7).
Exortação - "Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama HOJE, para que nenhum de vos se endureça pelo engano do pecado". (Hebreus 3:13).
Persistência - "E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, principalmente aos domésticos da fé."(Gálatas 6:9,10)
3 - AMANHÃ
"Não presumas do dia de amanhã porque não sabes o que produzirá o dia". (Provérbios 27:1)
O "amanhã" é incerto para nós. Tiago lembra-nos essa incerteza:"Eia agora vós dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar de que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, se vivermos, faremos isto ou aquilo." (Tiago 4:13,14).
Assim, em relação ao amanhã:
Não o devemos presumir
"Não presumas do dia de amanhã porque não sabes o que produzirá o dia". (Provérbios 27:1)
Devemos confiar na provisão de Deus
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Tiago 4:13,14).
Fraternais saudações deste vosso irmão no Senhor,
Miguel F. Coias
Sem comentários:
Enviar um comentário